“PONTES DE INCLUSÃO E MUTICULTURALIDADE”

18-04-2024

Projeto Aver-o-Mundo para a inclusão de imigrantes/alunos NPT em contexto escolar;Rede de Escolas de Educação Intercultural (REEI);Criação de Micro-redes e atividades de integração para alunos LPNM;Projeto Ciberescola;Legislação LPNM;Tradução de documentos estruturantes;Atividades de inclusão para famílias e alunos.

Como é do conhecimento, os fluxos migratórios têm aumentado de forma exponencial nos últimos anos, e em Esposende tem-se verificado que um número considerável de pessoas têm escolhido este concelho para viver, seja através de migrações internas, seja pela imigração oriunda de países estrangeiros. Estas pessoas contribuem inequivocamente não só para um saldo demográfico positivo, como verificamos nos últimos censos, como para a dinamização económica, social e cultural do território, que tem tido a capacidade de fixar população e, desta forma, alargar o seu capital social e demográfico. Não obstante, a fixação das pessoas traz consigo, no acolhimento a estes cidadãos e cidadãs, desafios de várias ordens, quer no que diz respeito ao território, a educação, ambiente, qualidade de vida, habitação, saúde, acesso a bens e serviços, entre outros.

Conscientes desta realidade, o Núcleo Local de Inserção de Esposende, no âmbito da sua intervenção, decidiu a realização de um evento "Pontes de Inclusão e Multiculturalidade" com o objetivo de refletir sobre o contributo da educação para a integração local de pessoas migrantes, e a importância da sua integração na cultura organizacional das instituições e nas políticas locais.

Consideramos crucial reforçar a relevância de a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania estar plenamente refletida na cultura das escolas e se concretize na adoção de práticas capazes de gerar sinergias, que, de forma contextualizada, contribuam para o desenvolvimento de experiências reais de participação e de vivência da cidadania, contando com a participação da Dra. Ana Granja para abordar este tema.

Teremos a partilha de boas práticas, designadamente a apresentação do projeto Aver-o-Mundo, que teve como objetivo geral implementar ações que permitam a capacitação da comunidade escolar e envolvente para construir relações positivas de interação e integração dos alunos provenientes de Países Terceiros à União Europeia e suas famílias. Este projeto foi aprovado no âmbito do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), permitindo à entidade a adesão à Rede de Escolas para a Educação Intercultural, visando o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre as organizações educativas que integram a REEI e outras que promovam atividades de educação intercultural. E, em 2021, recebeu o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021 – CASES, na categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar.

Dia 10 de maio das 14h:30 ás 17h:30 - Os docentes também se devem inscrever no seguinte link: https://forms.gle/h4uqZJ9neFHrvrSJ7 da Câmara Municipal de Esposende, para controle do número de pessoas presentes no auditório!

Duração3 horas. Tarde
Dias de Duração1
Modalidade:Ação de Curta Duração
FormaçãoGeral
Acreditação