Aplicação da educação STEM na sala de aula: uma abordagem transversal às áreas curriculares de Ciências e Tecnologias

15-05-2025

O conceito de educação STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) emergiu nos Estados Unidos da América como uma resposta às exigências do mercado de trabalho nas áreas da ciência e da inovação tecnológica, assumindo-se como uma estratégia educativa nacional para o desenvolvimento de competências essenciais nos jovens. Esta abordagem tem vindo a afirmar-se internacionalmente como potenciadora de oportunidades profissionais em domínios estratégicos e de futuro, contribuindo para o desenvolvimento económico e social sustentado. No entanto, tem-se verificado uma diminuição progressiva do interesse dos estudantes, particularmente do género feminino, em prosseguir estudos e carreiras nestas áreas.

A evolução do paradigma STEM para a abordagem STEAM, com a inclusão das Artes, visa colmatar esta tendência e responder de forma mais integrada e equitativa aos desafios educativos contemporâneos. A educação STEAM promove a articulação entre saberes científicos, tecnológicos, matemáticos, artísticos e de engenharia, assentando em metodologias ativas, na resolução crítica e criativa de problemas e na criação de produtos com relevância social e cultural. Esta abordagem permite um ensino mais holístico, significativo e motivador, centrado no desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente o pensamento crítico e criativo, a cooperação, a comunicação e a literacia digital.

A presente ação de formação assume-se, assim, como uma oportunidade para capacitar os docentes para a conceção e implementação de cenários de aprendizagem interdisciplinares baseados na abordagem STEAM, favorecendo a inovação curricular, a inclusão educativa e a melhoria das aprendizagens. Insere-se no plano de atividades da entidade proponente como uma medida de promoção da qualidade pedagógica e de resposta às prioridades definidas no domínio da transição digital e da inovação pedagógica.

Duração30 horas. Tarde
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-123168/24