Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas
- Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais).
Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas
- Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos
- Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA).
Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos
- Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico.
- O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos.
Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem
- Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.
De fevereiro a julho de 2023
Duração | 50 horas. 10 horas presenciais + 15 horas síncronas |
Modalidade: | Oficina de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-116257/22 |