Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores

27-06-2023

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas

  • Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto-Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais).

Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas

  • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos
  • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA).

Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos

  • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico.
  • O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos.

Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem

  • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.

De fevereiro a julho de 2023

Duração50 horas. 10 horas presenciais + 15 horas síncronas
Modalidade:Oficina de Formação
FormaçãoEspecífica
AcreditaçãoCCPFC/ACC-116257/22